quarta-feira, 12 de março de 2008

Então e o dinheiro??

Na primeira página do Público de hoje (e provavelmente de vários outros jornais), vem uma notícia que diz que um grupo de investigadores portugueses do Instituto Gulbenkian da Ciência, em parceria com investigadores ingleses no Quénia, desenvolveu um modelo matemático que permite erradicar a malária em África.
O grande problema não está naqueles que se mostram doentes e que (em principio) são tratados, mas precisamente naqueles que estão infectados sem o saberem, pois desenvolveram imunidade suficiente para não apresentarem sintomas. Segundo o dito modelo, a solução para este problema passa pelo tratamento desses portadores (todos eles, milhões deles) assintomáticos, durante nada mais nada menos que 2 anos (DOIS ANOS!!). Tudo muito simples.
O conceito e o objectivo parecem-me extraordinários, uma vez que a malária afecta mais pessoas e mata quase tantas quanto o VIH todos os anos mas, ao contrário deste, tem cura, sendo assim possível sonhar um boacadinho mais alto.
Agora pergunto eu, então e de onde vem o dinheiro para tratar esses 200 a 500 milhões de infectados por ano, durante 2 anos?? Voar alto, mas talvez não tanto.
Admiro-lhes a fé...
Por falar em fé, e aquele senhor na Madeira que foi (re)eleito com 99,7% dos votos??

Etiquetas: