segunda-feira, 13 de março de 2006

Cóltura

Na semana passada passei mais de 2 horas a ouvir uma senhora doutora, médica, assistente graduada de um dos nossos hospitais civis, dizer que "... os exames complementares de diagnóstico têm o valimento que têm". Fiquei algo chocada, pois além de se tratar de uma palavra que nunca se tinha cruzado no meu caminho, não me soava nada bem, mas mais chocada fiquei, quando resolvi ir ao dicionário e verifiquei que a dita cuja de facto existe e estava a ser correctamente aplicada. Ultimamente tenho-me sentido menos culta que o costume (talvez devido às extensas sessões tardias de Trivial Pursuit?), mas isto deu definitivamente cabo de mim.
Acredito que vós, como seres cultos que são, não se deparem com dúvidas destas, mas eu sei que além de mim há mais quem tenha este problema, e como tal, vou passar a dedicar 5 minutinhos do meu dia a prender uma palavra nova. Um exercício que uma professora de Literatura Inglesa nos obrigava a fazer, era todas as semanas descobrir o significado de cada uma das palavras de uma lista que nos fornecia, e tentar empregá-la numa frase. Eu facilito-vos o trabalho, dou as definições. Só quero ver essa imaginação a trabalhar!
Suponho que depois de comichar valha tudo...

A palavra do dia é: (e começamos por uma fácil)

Abacinar: tirar a claridade; escurecer.

7Disseram...

Anonymous Anónimo opinou...

Sou tão inculta como tu, ficaria igualmente chocada. Mas aceito o desafio e pergunto dentro da tua área: esplancnografia?

13/3/06 16:57  
Blogger Joalhinha opinou...

Esplancnografia: descrição das vísceras. Normalmente o sufixo grafia aplica-se a exames que servem para descrição de algum orgão, sistema, etc., frequentemente por exames de imagem, com ou sem contraste aplicado. Mas este não é um termo que usemos frequentemente, para cada área há normalmente uma "grafia" específica. Porquê a pergunta?
Então e a frase??!!

13/3/06 17:05  
Anonymous Anónimo opinou...

"é preciso abacinar a sala para poder projectar o filme de timor" - é o melhor que se arranja a trabalhar ao mesmo tempo.
Lancei-te um desafio não era nenhuma pergunta específica.

13/3/06 17:31  
Blogger Mimi opinou...

Ai Jesus, que se me abacina a luz!

14/3/06 16:15  
Anonymous Anónimo opinou...

à MIMI está-se-lhe a abacinar o Cérebro!!

14/3/06 18:07  
Blogger Mimi opinou...

É que está mesmo... vou dormir. Vou para casa abacinar o quarto, e enquanto abacino as ideias vou abacinando o raciocínio. Vai ser um abacinanço tótil! Abacinem comigo, o poder é do umbigo!

14/3/06 18:13  
Anonymous Anónimo opinou...

Ai como eu percebo a tua perplexidade...o pior é q para além de ter achado aquela palavrinha,"valimento", um horror, nao m dei ao trabalho de ir ver ao dicionario...uma vez burra, burra para sempre lol obrigada pelo teu esforço! gente preguiçosa como eu agradece! :P

19/3/06 17:55  

Enviar um comentário

<< Home